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25/05/2018

"BRAKE JUDDER" - Vibração de freio

O Brake Judder é usualmente percebido pelo motorista como uma vibração de leve a moderada, na faixa de 60 Hz, transferida através dos componentes do chassi do veículo durante a frenagem.

O fenômeno do Judder pode ser classificado dentro de dois subgrupos distintos; o Judder na condição a quente (térmica) e o Judder na condição a frio.

O Judder a quente é geralmente originado como resultado de uma longa, porém moderada, frenagem em alta velocidade, quando o veículo não realiza uma parada total (só uma redução constante de velocidade em pressão constante). Ele comumente ocorre quando o veículo é desacelerado em velocidades de 120 Km/h para 60 Km/h o que resulta em vibrações severas transmitidas através dos sub-sistemas do veículo e que são sentidos pelo motorista. Essas vibrações são o resultado de distribuições térmicas desiguais creditadas ao fenômeno chamado “Hot Spots” ou pontos quentes.

Os pontos quentes são classificados como as regiões térmicas concentradas que alternam entre ambos os lados de um disco e o distorcem de tal maneira a ponto de produzirem uma “onda senoidal” (ou sinusoidal) em torno de suas bordas. Uma vez que as pastilhas de freio entram em contacto com a superfície “sinusoidal” durante a frenagem, vibrações severas são induzidas como conseqüência e podem produzir condições perigosas para a pessoa que conduz o veículo.


Disco de freio com Hot Spots

Já o Judder frio por outro lado é o resultado do desgaste em padrões desiguais do disco ou DTV (Disc Thickness Variation). Estas variações na superfície de disco são geralmente o resultado do uso extensivo do veículo em estradas. O DTV é atribuído geralmente às seguintes causas: Ondulações na superfície do rotor; o desalinhamento do eixo do disco de freio (Runout); da deflexão elástica; de distorções térmicas do material do disco de freio; do desgaste e da transferência de material da pastilha de freio para o disco.

Disco de freio com deposição de material de atrito.

Fonte: Pedro A. Diulgheroglo, via Linkedin Pulse. Leia na íntegra clicando aqui.

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