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Boleto Bancário

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Recomendações Técnicas

Dicas para instalar freios
com segurança de verdade.

Tão importante quanto escolher produtos de qualidade é fazer a instalação de forma adequada. Por isso, os especialistas Fremax prepararam dicas que vão ajudar você a instalar discos e tambores de freio com o máximo de segurança.

Etapa 1

Remova e inspecione o tambor de freio observando, com uma ferramenta específica, a medida limite de desgaste.
Esta medida está gravada na peça e também disponível em nosso catálogo.

Verifique também o desgaste irregular, a ovalização, os sulcos profundos, as trincas e os amassamentos.



DICA: não é recomendado aplicar lonas ou sapatas novas em superfícies irregulares da pista de frenagem do tambor. Isso provocará ineficiência de frenagem. Substitua ou retifique os tambores se a medida do limite de desgaste permitir.

Etapa 2

Verifique as condições das lonas de freio, observando o desgaste, as trincas, a vidração, a contaminação por graxa e/ou líquido de freio. Verifique também o empenamento, a deformação e a oxidação das sapatas.

DICA: as lonas de freio devem ser substituídas a cada 60.000 km ou a cada duas trocas de pastilhas. A utilização por período maior compromete a eficiência da frenagem por perda de coeficiente de atrito.

Etapa 3

Inspecione vazamento ou emperramento dos pistões nos cilindros de roda e se o sangrador não está quebrado ou entupido.

Importante: caso o cilindro não apresente nenhum problema, ainda assim observe se ele está aplicado corretamente, de acordo com a medida do diâmetro dos pistões. Se o cilindro estiver com a medida errada, irá comprometer totalmente a segurança de frenagem. Sempre que for substituir os cilindros de roda, observe a medida recomendada para o projeto de freio do carro no qual está sendo feita a manutenção.

Etapa 4

Todos os projetos de freio a tambor são equipados com sistema de regulagem manual/automática. É fundamental a inspeção do funcionamento desses sistemas. As molas de retração das sapatas devem estar com boa pressão e sem oxidação. Verifique o acionamento do freio de estacionamento, os flexíveis e a tubulação.

DICAS
-A limpeza do sistema deverá ser feita somente com água e detergente neutro. Nunca utilize produtos derivados de petróleo;

-Faça a montagem do sistema de freio a tambor sempre na sequência inversa da desmontagem;

-Lubrifique os pontos de contato entre sapata e espelho para evitar ruídos, nunca utilize graxa comum ou de rolamento;

-Existem diversos projetos de freio a tambor, por isso nunca desmonte os dois lados ao mesmo tempo para não perder o esquema de montagem e acarretar dificuldades de montagem;

-A pré-regulagem do sistema, após a sua montagem, deve ser feita no conjunto regulador do sistema e nunca no cabo do freio. Ao regular corretamente, regula-se o curso (altura) da alavanca do freio de estacionamento.

(47) 9 9196-2122