Recomendações Técnicas
Dicas para instalar freios
com segurança de verdade.
Tão importante quanto escolher produtos de qualidade é fazer a instalação de forma adequada. Por isso, os especialistas Fremax prepararam dicas que vão ajudar você a instalar discos e tambores de freio com o máximo de segurança.
A montagem inadequada causa desalinhamento entre o disco e a pastilha. Isso provoca desgaste irregular, trepidação do pedal de freio e do volante de direção, causa desconforto para o condutor e pode afetar a segurança.
Dica: a recomendação é nunca aplicar pastilhas novas em superfícies irregulares da pista de frenagem do disco. Isso provocará ineficiência de frenagem. Substitua ou retifique os discos se a medida do limite de desgaste permitir. As medidas de desgaste estão gravadas nas peças e também disponíveis em nosso catálogo.


Remova as pinças de freio (utilize um pequeno gancho evitando deixá-las suspensas pelo flexível).
Ao retornar os pistões, abra o sangrador para expulsar o excesso de líquido concentrado na carcaça das pinças e não comprometer o funcionamento do modulador hidráulico do ABS ou do cilindro-mestre.
Utilize sempre o coletor de fluido.

Remova o disco de freio usado.




Lixe o cubo de roda, para evitar que qualquer impureza permaneça na superfície de contato com o disco e comprometa a montagem (crosta de oxidação, sujeiras ou rebarbas).

Com um relógio comparador, faça uma inspeção no cubo para verificar empenamento e a folga do rolamento (oscilação máxima: 0,05mm e a folga no rolamento 0,02mm). O empenamento do cubo resulta em um empenamento duas vezes maior no disco.


Monte o disco novo, fixando-o com os parafusos ou porcas de roda (use espaçadores, se necessário). Posicione o relógio comparador a 5mm do diâmetro superior da pista de frenagem do disco para observar a oscilação na montagem do conjunto (oscilação máxima: 0,10mm). Em discos com cubo, tenha cuidado ao colocar as capas de rolamento para que fiquem bem assentadas.
Lembre-se: todos os discos de freio Fremax vêm com a exclusiva tecnologia Ready to Go, que não contamina as pastilhas e dispensa a limpeza, tornando a aplicação muito mais prática e rápida.
DICA: nunca aperte os parafusos ou porcas de rodas com ferramenta pneumática: utilize um torquímetro com torque de 8 a 10 kg para automóveis e de 10 a 13 kg para camionetes. O aperto deve ser feito no sentido cruzado dos parafusos. Observe a aplicação correta ou o sentido de colocação dos anéis centralizadores em rodas de liga leve (esportivas).

Verifique os rolamentos de roda, caixa de direção, pivôs de suspensão, embuchamentos, juntas homocinéticas e amortecedores. Folgas ou desgastes nestes componentes poderão comprometer a eficiência do sistema de freio, fazendo o pedal de freio e volante de direção trepidar, provocando um falso diagnóstico.
Antes de movimentar o veículo, acione algumas vezes o pedal de freio para assentar as pastilhas sobre as pistas de frenagem do disco.
Antes de entregar ou utilizar o veículo normalmente indicasse realizar o pré-assentamento, realize aproximadamente dez frenagens de 60km/h para 40km/h, com um intervalo médio entre as frenagens de 300m.
DICATambém devemos orientar o motorista a utilizar de forma moderada o sistema de freio nos primeiros 300km, para que o assentamento total seja realizado de forma correta e não prejudique a eficiência, a durabilidade e o conforto do sistema.
| Cadastro Fremax
Queremos conhecer você um pouco melhor. Preencha os campos abaixo e complete rapidamente seu cadastro.
Certo, só mais algumas informações e pronto.
Obrigado! Você receberá um e-mail de confirmação. Aproveite para acessar os conteúdos exclusivos do site.